Carta aos Docentes
No mundo globalizado de hoje, em que a cultura do trabalho foi substituída pela cultura do conhecimento, não é novidade afirmar que a educação continua sendo a ferramenta fundamental para a inserção das crianças em uma sociedade futura. Hoje, o mundo digital abre um leque de possibilidades, de informações que impactam nas formas de pensar, escrever, ler, falar e, principalmente, aprender. Nesses tempos em que "basta um clique para encontrar milhares de respostas para uma pergunta", em que "copiar e colar substituiu escrever, reler e corrigir", os professores, como facilitadores e multiplicadores de conhecimento, precisam se reinventar diariamente. Nosso desafio é desnaturalizar nossas práticas e nos perguntar que novas estratégias implementar para garantir que nossos alunos façam parte dessa sociedade cada vez mais complexa.
Aqui, encontraremos uma ferramenta educacional que, por meio do aprendizado do jogo de xadrez, nos permitirá renovar e ampliar nossas propostas de ensino.
Embora no passado o xadrez fosse visto como um passatempo para intelectuais ou acessível apenas a alguns poucos, hoje sabemos que esse não é o caso. Ele se tornou a escolha de muitas famílias. A grande maioria dos nossos alunos sabe do que se trata e está entusiasmada em aprender a jogar. Outros já o jogam, mas não têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre ele; talvez porque não seja jogado em seu ambiente familiar e, em muitas escolas, é visto como um mero jogo de azar, limitando-os a jogar apenas nos intervalos para evitar que corram e, assim, “fiquem quietos”. O jogo de xadrez nos aproxima de práticas fundamentais para o ensino e a aprendizagem qualitativos, bem como para a vida. Ele nos convida a observar, a refletir antes de agir, a tomar decisões, a calcular, a pensar em estratégias, a deixar agir, a raciocinar e a resolver situações problemáticas; todas as atitudes que, nos tempos atuais, parecem ter sido esquecidas pelas novas tecnologias.
Nós, professores, sempre fomos e somos agentes fundamentais em qualquer processo de mudança, somos profissionais e, como tal, sabemos que o caminho não é fácil, mas é possível; não é a curto prazo, mas temos a convicção de que ele tomará forma com o tempo. Fazemos parte de uma instituição que inclui e integra crianças de diferentes idades, culturas e necessidades. Temos o enorme privilégio de fazer parte de suas vidas e a enorme responsabilidade de permitir que tenham acesso à educação de qualidade e à educação para a vida.
Vamos nos atrever a conhecer este site, explorá-lo, selecionar atividades, modificá-lo, ampliá-lo e “aprender”. Aqui não encontraremos apenas um guia para aprender o jogo de xadrez, mas encontraremos, como mencionei anteriormente, uma ferramenta estratégica que podemos implementar em diferentes áreas, aproximando as crianças dos mistérios desse antigo jogo com a sabedoria e a experiência do mestre enxadrista Oscar Panno
María de los Angeles Somma
Professora de escola primária
Professora de da primeira infância
Licenciatura em Educação