Objetivo da obra
Faz bastante tempo, o interesse pelo xadrez, tanto como jogo recreativo quanto –eventualmente- de competição, começou a se desenvolver na Argentina e foi ganhando espaço entre as crianças, mais precisamente na categoria escolar.
Porém, na prática, a idéia de facilitar a inserção dessa disciplina na escola -pela sua reconhecida virtude de conter os elementos de uma poderosa ferramenta educativa- tem o obstáculo da falta de recursos humanos para sua promoção e difusão.
Perante esta problemática pensou-se na possibilidade de que os próprios professores da escola, devido â sua preparação pedagógica e conhecimento para interagir com os alunos, com algum treinamento na materia, se encarregaram da missão de ensinar xadrez na escola.
Mas a idéia não constitui uma tentativa de minimizar conteúdos e oferecer, paralelamente, uma profusão de exercícios para dispor de uma especie de mestre-professor de xadrez.
Trata-se de combinar um material específico dentro da organização escolar com uma sistemática planificação de aulas, para mostrar Conteúdos, didáctica e atividades. Falamos de um tipo de manual que permita ao docente respeitar seu prórpio estilo personal.
Sobre estas últimas reflexões, surge a oportunidade de oferecer o presente trabalho, relacionado à intenção de brindar um texto que resolva estss necessidades, que descrevemos a seguir.
Em primeiro lugar, construimos a nossa proposta com os Conteúdos técnicos pensados para os Ciclos Primeiro e Segundo, desenvolvemos aula por aula o programa de estudos com propostas para esses dois segmentos. Em uma segunda etapa, pensamos na organização da oficina de xadrez, descrevemos tanto boa parte das atividades que é possível realizar nesse espaço quanto outras vinculadas à comunidade e até um esquema de organização de competições
Em síntese, o objetivo é um curso para professores de diversos locais do país que tenham a intenção de levar o xadrez aos seus alunos. Formar esses professores com a idéia de que tenham conhecimentos básicos do jogo e do modo de introduzir ao aluno neste fascinante mundo. Esperamos viabilizar a realização dessa labor desenvolvendo os conhecimentos elementales do xadrez, a forma de organizar pequenas competições e mostrando idéias e sugestões que permitam aos docentes colaborar com os projetos Educativos Institucionais que desenvolvem em suas comunidades.
O presente guia for feito com a colaboração dos Mestres FIDE Marcelo Reides e Gustavo Águila.GM Oscar Panno